IndieWire coloca ELENA entre os melhores
24 de julho de 2014

Reprodução do blog The Playlist

Reprodução do blog The Playlist

O blog The Playlist, da IndieWire, publicou no dia 23 de julho uma lista com os vinte melhores documentários de 2014. ELENA, de Petra Costa, que estreou comercialmente nos Estados Unidos no mês de maio, está entre os escolhidos pela equipe do blog.

O texto, parcialmente traduzido e reproduzido logo abaixo, chama a atenção para as produções que, segundo eles, são tão ou mais interessantes que os grandiosos lançamentos de Hollywood, mas, infelizmente, não têm o apoio da grande mídia.

>>Leio o texto original com os demais documentários selecionados pela IndieWire

>>Leia a resenha de ELENA publicada pela Indiewire em maio de 2014

 Leia a tradução do post do blog The Playlist:

Cena do documentário America, de Dinesh d'Souza

Cena do documentário America, de Dinesh d’Souza

A verdade, diz o ditado, é mais esquisita que a ficção. E quase toda semana tem um novo documentário contando histórias tão interessantes – se não mais – que quaisquer outras que você encontre nos grandes cinemas e nas produções multimilionárias de Hollywood.

Infelizmente, é difícil que esses filmes cheguem ao público mainstream: o documentário de maior sucesso de bilheterias do ano, até agora, é, mais infelizmente ainda, a propaganda de direita incompetente de Dinesh D’Souza, “America”. Este foi um ano bastante forte para filmes de não-ficção, e para provarmos que o sucesso de “America” não é demonstrativo de nada, criamos essa lista livre de D’Souza dos 20 melhores documentários do ano.

Alguns já estrearam nos cinemas, outros são favoritos nos circuitos dos festivais de cinemas que devem chegar às telas até o final do ano. Mas, de histórias da África colonial às indagações visionárias de cineastas; de biografias íntimas de famosos astros do rock a observações sobre a versão interiorana do sonho americano; de documentários de baseball à biografia do mais famoso crítico de filmes no mundo, deve haver nessa lista algo para todas as pessoas. Veja os filmes abaixo e nos diga quais, da lista, são os seus favoritos em 2014.

 ELENA

indie1

ELENA já foi exibido em diversas cidades americanas, entre elas Nova York, Chicago, Los Angeles e Ohio.

John Grierson definiu documentário como “o tratamento criativo da atualidade”, uma definição que pode ser usada para descrever quase todo filme de não-ficção, mas que descreve perfeitamente “Elena”, de Petra Costa. Quase que um filme de arte experimental, o filme explora a vida e as memórias da irmã de Costa, Elena, uma linda e talentosa artista que se viu perplexa em Nova Iorque, longe do Brasil. Devastada pelo suicídio da irmã, Costa se muda para Nova Iorque e transforma-se quase que em um avatar de Elena, refazendo seus passos e tentando resolver o mistério por trás da impensada morte de sua irmã. O filme de Petra Costa é como um sonho enevoado de memórias em que o espectro de sua irmã é formado por suas cartas, diários, vídeos caseiros e memórias. Com uma fotografia exuberante e uma edição linda, Elena junta passado, presente e a vida real ao subconsciente, criando um filme que traz de volta à vida o espírito de sua irmã através de suas próprias palavras e imagens. Uma experiência verdadeiramente criativa, única e transportadora que testa os limites e possibilidades do gênero documentário.

 

 

 

 



<<< voltar para Destaque, Notícias, Pop up