ELENA em Istambul – Atrás da árvore, a floresta
5 de junho de 2013

Protestos aconteceram em diversas cidades do país

Desde o último dia 30 de maio, a diretora Petra Costa e o cineasta Mohamed Hamdy estão em Istambul, na Turquia, onde foram participar do festival Documentarist, que tem na programação o filme ELENA. Na cidade, Petra encontrou a praça Taksim tomada por manifestantes contra o governo conservador do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.

Bem mais do que ser mera testemunha dos fatos, Petra decidiu se juntar ao povo que estava nas ruas, conforme contou em reportagens ao GloboNews e ao site da revista Marie Claire. “Eu estava hospedada no hotel ao lado e, ao caminhar pela manhã, vi a manifestação acontecendo e passei a fazer parte dela. Tomei bastante gás, (lacrimogêneo) por sinal”, disse a diretora em reportagem publicada no site de Marie Claire.

O engajamento de Petra ganhou destaque em reportagem publicada na Folha de S. Paulo no dia 4 de junho. O caderno Ilustrada citou a iniciativa da diretora em relatar os acontecimentos nas redes sociais. Personalidades mundiais, como a modelo brasileira Gisele Bündchen, a cantora Madonna e o músico Roger Waters, do Pink Floyd, também se manifestaram.

Abaixo, você pode assistir a um vídeo feito pela diretora no ápice dos acontecimentos, no dia 2 de junho.



<<< voltar para Destaque, Notícias