A resenha de ELENA na The New Yorker
29 de maio de 2014

O filme de Petra Costa vem sendo muito bem recebido e comentado em sua estreia nos Estados Unidos. ELENA recebeu resenha de Richard Brody (leia a tradução abaixo), da importante revista The New Yorker, que foi lançada em 1925 e, ao longo dos anos, deu destaque a pouquíssimos filmes brasileiros.

Em busca no arquivo do site da New York encontra-se menção a poucos títulos brasileiros e, por isso, a resenha de ELENA escrita por Richard Brody é uma grande reconhecimento para o filme de Petra Costa que, mesmo como o mercado americano bastante fechado – desde os anos 90, cerca de 20 filmes brasileiros foram exibidos comercialmente nos Estados Unidos, sendo apenas três documentários (Dzi Croquetes, Ônibus 174 e Lixo Extraordinário) -, conseguiu chegar ao circuito comercial e chamar a atenção da crítica especializada – The Wall Street Journal e Village Voice são outros dois exemplos de veículos que publicaram textos sobre ELENA.

A resenha original publicada na The New Yorker

A busca pelo arquivo digital da The New Yorker mostra que Pixote (1980), de Hector Babenco, ganhou reportagem em 1981, quando estreou nos Estados Unidos. É esse texto que aparece em primeiro na busca, seguido logo depois pela resenha de ELENA.

Os demais e poucos filmes brasileiros que ganharam a atenção da revista foram o documentário Senna (Asif Kapadia – 2010), Brasília 18 % (Nelson Pereira dos Santos – 2006), Diários de Motocicleta (Walter Salles – 2004), Carandiru (Hector Babenco – 2003), Cidade de Deus (Fernando Meirelles 2002), Central do Brasil (Walter Salles – 1998) e Tropa de Elite (José Padilha – 2007), que, apesar do estrondoso sucesso que fez no Brasil, ganhou tímidas linhas nas páginas da revista.

Recentemente, a The New Yorker deu destaque a Deus e o Diabo na Terra do Sol,  filme do diretor baiano Glauber Rocha, lançando no Brasil em 1964. O filme foi exibido no mês de maio no MOMA, em Nova York, dentro de um mostra que retratava a produção experimental brasileira nas décadas de 1960 e 1970.

Uma boa acohida de ELENA e excelentes companhias na lista de filmes brasileiros citados na The New Yorker.

 

 

 

 

 

 

 



<<< voltar para Notícias