Foi um ato de doação dos seus íntimos para uma história se tornar universal
28 de maio de 2013

Por Welder de Lavor – 28 de maio de 2013

Acabo de assistir ao seu filme e gostaria muito de agradecer por nos presentear com esse relato, com o olhar delicado sobre um assunto tão difícil… Eu gostei muito da forma como foi conduzida essa história. Construiu-se uma história que chegou em cada um de uma forma particular, permitindo cada um ter a sua identificação e experiência. Foi um ato de doação de seus íntimos para uma história se tornar universal, quando seria muito fácil cair no psicodrama ou na autoterapia, mas não, doou-se a experiência de vida, pintando poeticamente a tela, e assim, nos fazendo enxergar as nossas próprias vidas.

Ainda estou muito comovido com o que assisti, e muito tocado com a história. Não conheci o grupo Boi Voador pessoalmente, mas o estudei porque sempre gostei da proposta deles. Tive contato com vários amigos e professores que integraram o grupo e que conheceram Elena com certeza, e sempre admirei a pesquisa deles, que se tornaram referência e que carrego comigo.

Me identifiquei muito com os momentos em que Petra atravessa, em exatos momentos em que eu também os cruzava. Coincidentemente, exatos dois meses separam os nosso nascimentos – nasci em 08 de maio de 83. Também sou ator, me formei no Indac, na mesma época que a Carô estudou lá.

Vendo o filme, entendo e compreendo exatamente Elena. Nós artistas temos inquietações e estamos sempre buscando algo, mesmo sabendo que talvez não alcancemos nessa existência. Agora ela está eternizada para o todo e sempre, nesse poder mágico que é o cinema. Sabemos que o nosso país teve várias lacunas culturais, o cinema ficou muito atrasado e perdido, mas me entusiasma saber que uma nova geração de talentosos artistas vão mudar a histórias do cinema brasileiro, vamos recuperar o tempo perdido, e esse filme hoje é a prova, é a premonição disso. Elena se orgulha em saber que esse filme faz parte da mudança do quadro como foi nos começo dos 90.

 



<<< voltar para Textos