ELENA: o documentário mais visto no Brasil em 2013
31 de dezembro de 2013

57.773. Esse é o número, segundo a Ancine, de espectadores do filme ELENA, de Petra Costa, nos cinemas brasileiros. Isso fez de ELENA o documentário mais visto no Brasil no ano de 2013 – e nesse montante não está contabilizado o público que assistiu ao filme em festivais (nacionais e internacionais), cineclubes e nos debates que aconteceram em torno do filme.

ELENA, que estreou no dia 10 de maio, foi exibido em 30 cidades brasileiras (circuito comercial) e ficou em cartaz durante 23 semanas, em São Paulo.

Além dos números, diversos sites e críticos especializados em cinema colocam ELENA em suas listas de melhores produções do ano de 2013. O site da revista Cult procurou especialistas na sétima arte para que eles indicassem seus filmes preferidos. O crítico Christian Petermann apontou ELENA como um “representante do bom cinema memorialista” que se tem feito no Brasil. Petermann também deu destaque para a campanha de pré-lançamento do filme que, segundo ele, criou um interessante boca a boca e gerou expectativa no público.

A revista Brasileiros  coloca ELENA na lista dos 10 filmes brasileiros que o público deveria ter visto neste ano. O site Adoro Cinema também trouxe ELENA na lista de produções que merecem destaque no ano que termina.

Eles indicam ELENA:

Carlos Alberto Mattos – crítico de cinema

Tribeca Film Institute

Revista Cult

Adoro Cinema

Revista Brasileiros

Cinema de Buteco

UOL Cinema

Oba Oba

No meu mundo

Zona Crítica



<<< voltar para Notícias