Folha de S. Paulo: Taxa de suicídio cresce no Brasil
11 de junho de 2013

Uma reportagem publicada no caderno Equilíbrio da Folha de S. Paulo desta terça-feira (11) destaca que a taxa de suicídios entre os jovens cresceu 30% em 25 anos no Brasil. De acordo com o texto da jornalista Iara Biderman, o suicídio é a causa da morte de 26 brasileiros por dia.

A curva ascendente registrada no país vai contra a tendência observada em países da Europa Ocidental, nos Estados Unidos, na China e na Austrália. Segundo um estudo da University College London, publicado no ano passado, o número de jovens suicidas vem caindo nessas regiões, sobretudo por conta de campanhas de esclarecimento sobre o assunto.

A diretora Petra Costa foi ouvida pela reportagem do jornal. Ela, que abordou o tema do suicídio em seu filme ELENA, concorda que falar sobre o tema é a melhor maneira de se evitar novos casos. “A sociedade brasileira tem que aprender a conversar sobre suicídio”, disse Petra ao jornal.

Nesta terça, a Folha vai debater a prevenção e as causas do suicídio em um evento com a presença do psiquiatra José Manoel Bertolote, a psicóloga Rosely Sayão e o representante do Centro de Valorização da Vida (CVV), Robert Gellert Paris Junior.

>> Leia a matéria completa no Blog Elena

>> Confira a programação do filme

 



<<< voltar para Destaque, Mídia, Notícias