Para Filmmaker Magazine, ELENA é surpreendente
20 de março de 2013

Por Sarah Salovaara

No surpreendente e lírico ELENA, Petra Costa traça a jornada de sua carismática e inquieta irmã mais velha, desde sua juventude no Brasil até o ano em que se mudou para Nova York, onde Elena é consumida pelo sonho de ser atriz. Combinando found footage, voz em off, entrevistas e metáforas visuais com uma serenidade natural, ELENA mantém a intimidade ao máximo, apesar de contar uma história de outro tempo e outra geografia. ELENA é uma carta de amor para a alma de sua irmã, e o olhar de Petra é tão honesto em sua apuração quanto em sua reverência. Petra gravou suas respostas às perguntas da Filmmaker, com as buzinas e as vozes de sua cidade pontuando sua fala, pouco antes de sua viagem para o Festival de Cinema de Guadalajara. ELENA terá sua estreia nos EUA durante o SXSW, em 10 de março.

Filmmaker: Qual foi a sua base técnica para o filme? As primeiras gravações que você usou? Onde você deu início a toda essa riqueza de material?

Petra: A primeira imagem que eu fiz para o filme foi a imagem de uma mulher dançando na água. Assim que eu comecei a pensar em fazer o filme, essa imagem veio a mim – que eu gostaria de ter um, dois, três, muitas mulheres boiando rio abaixo. É claro que minha inspiração foi Ofélia. Eu li Hamlet pela primeira vez quando tinha 18 anos, na faculdade. Assim que eu li, associei Ofélia com a minha própria história e a história da minha irmã. Foi mais ou menos na mesma época que eu encontrei os diários da minha irmã e fui incrivelmente impactada por eles. Aluguei uma 5D e fui com um amigo fotógrafo e uma amiga dançarina para a floresta, e nós começamos a experimentar com o que iria trabalhar nesse ritmo. (…)

Leia a entrevista completa, em inglês, no site da Filmmaker Magazine.



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