“ELENA” ou um filme pra quem tem coração

Por: Ronaldo Guizzo – blog Quer Saber? – 8/8/2013

Estava  muito curioso para assistir ao filme “ELENA”, de Petra Costa , sobre a vida de Elena Andrade, a irmã de Petra .

O filme começa falando dos tempos da ditadura militar em que viveu a família, a clandestinidade, a sorte de nada ter acontecido de pior e aí sim, entra mesmo no universo de Elena.

Petra narra um pouco da vida da irmã, através de vídeos , constatações, diários e memórias, iniciando com a  decisão da viagem da irmã rumo à New York para se concretizar como atriz .

Nessa época, Petra tinha 7 anos e lembra como foi ficar sem a presença carinhosa da irmã, que desde pequena a incentivava em cantar, atuar e interpretar .

O rompimento se deu com uma concha, que Elena deixou para a irmã para que as duas pudessem se comunicar quando a saudade batesse .

Petra, anos depois, vai à New York a procura dessas memórias e também para que realmente pudesse sentir que sua irmã não está mais ali .

O filme inteiro é baseado nessas lembranças, no luto , na dor e na saudade de alguém que poderia ainda estar no convívio de todos .

É tudo muito  poético, lírico como muitos relatam, numa mistura de sentimentos entre as duas irmãs que em determinado momento acabam se tornando a mesma pessoa.

Você viaja na beleza do filme, através das águas, das roupas dançantes  e ao mesmo tempo na tristeza,e na dor  do luto de uma mãe que não esperava por destino tão trágico e cruel .

Ser ou não ser atriz, eis a questão para ELENA, um contraponto que a levou para um palco onde  não havia  personagens,  nem texto, mas uma platéia que por toda a vida sofreria  por sua interpretação da vida .

No elenco : Petra Costa, Elena Andrade e Li An .

A trilha sonora é de fazer chorar, destaque para ” Valsa pra Lua ” de Vitor Araújo e ” Turn To Water ” de Maggie Clifford e ” Dedicated To The One I Love ” – Mamas &  The Papas .

O filme já ganhou prêmios e com certeza ainda vai faturar mais alguns, além de exibições em salas de cinemas de um público que é apaixonado por grande filmes .

Valeu a pena !

Eu recomendo !

 

Índice

(345 artigos)