Vejam Elena

Por Siliane Vieira – blog Cinecessário RBS – 6/7/2013

Hoje tem programa imperdível para quem gosta de cinema em Caxias. O projeto Documento Brasil, promovido pelo Unidade de Cinema e Vídeo da Secretaria da Cultura só com documentários nacionais, começou na quinta, mas é neste sábado que ocorre a primeira sessão comentada da programação. A partir das 16h, tem a exibição do filme Elena, seguida de bate-papo com o pessoal do CineClube Papo de Cinema, de Porto Alegre.

Vale dizer que o filme foi um dos mais comentados no ano passado, principalmente pela sensibilidade com que conduz a história pessoal da diretora e atriz Petra Costa. O documentário mostra a busca dela pela irmã, Elena, em Nova York. A produção foi premiada no 45° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, com os prêmios de melhor direção, montagem, direção de arte e melhor filme pelo júri popular. Além disso, recebeu também o prêmio de melhor documentário do Films de Femmes 2013.

Confesso que estou muito curiosa para ver. Ainda mais depois de assistir, no site do filme, um vídeo com o depoimento emocionado da atriz Júlia Lemmertz, gravado quando ela saía do cinema, com olhos vermelhos de quem se deixou levar pela delicadeza da história. Ela disse:

— É realmente um filme transformador, ele leva você para lugares tão profundos, que fica ecoando durante muito tempo. Excelentemente sensível, profundo e bonito.

Bom, dá uma olhada no trailer e não perde a sessão na Sala de Cinema Ulysses Geremia. Ah, se não der para pegar a das 16h, tem mais exibição de Elena às 20h, e outra neste domingo, também às 20h.

Índice

(346 artigos)