Saudade e lembrança

Por Gabriela Miranda – blog Viagem a Terra do Nunca – 5/4/2014

Depois de ficar um bom tempo sem postar, eu finalmente voltei com a resenha de um documentário brasileiro maravilhoso. Espero que gostem.

O filme foi dirigido por Petra Costa, seu lançamento foi em 2012 e seu gênero é documentário.

Sinopse: Ao viajar para Nova York, Elena segue o sonho de se tornar atriz de cinema e deixa no Brasil uma infância vivida na clandestinidade, devido à ditadura militar implantada no país, e também a irmã mais nova, Petra, de apenas sete anos. Duas décadas depois, Petra, já atriz, embarca para Nova York atrás da irmã. Em sua busca Petra apenas tem algumas pistas, como cartas, diários e filmes caseiros. Ela acaba percorrendo os passos da irmã até encontrá-la em um lugar inesperado.

O que eu achei: Com toda certeza, ELENA é o meu documentário/filme brasileiro favorito. A voz da Petra e as suas palavras são maravilhosas. Todas as fotos e vídeos caseiros da vida de Elena nos dão um ar de saudade e lembrança. E ver todo esse amor que Petra tinha pela irmã é de emocionar qual quer um, e eu fui um desses.

Petra se tornou uma grande inspiração para mim por diversos motivos. Primeiro: Ela foi uma diretora incrível, e quem saiba eu consiga ser como ela. Segundo: A mensagem que ela passa no filme é de maneira sútil e nos deixa pensando nela por dias.

Recomendo demais esse filme, e se você tem algum irmão/irmã prepare seus olhos para não alagar a sua casa.

Índice

(346 artigos)