ELENA inspira bate-papo em Santos

por: Raquel Munhoz – Blog Instituto Querô – 22/7/2013

Petra Costa, diretora do documentário mais falado na mídia recentemente e vencedor de prêmios nacionais e internacionais, esteve no SESC Santos para apresentar seu filme e comentar sobre seu trabalho. O evento foi promovido pela produtora Busca Vida, Instituto Querô e Sesc.

Criado para falar sobre a sua irmã mais velha, o filme  retrata uma passagem bastante complicada na vida da diretora. O título leva o nome da irmã, mas conta a história de Elena, Petra e sua mãe, trazendo a tona o tema “suicídio”, tratado de forma artística e de uma delicadeza impressionante. Logo após a exibição, uma plateia emocionada recebeu a diretora com muitas perguntas e curiosidades.

“Como você conseguiu remexer em lembranças tão duras, tão particulares?” – essa foi a pergunta mais presente no bate papo com Petra e que, provavelmente, estava na cabeça da maioria das pessoas presentes. Ouvir a voz da própria Elena durante o filme, nas imagens de arquivo,  é de apertar o coração. A diretora respondeu pacientemente a todos e surpreendeu  convidando sua mãe para ajudá-la nas respostas mais sensíveis.

Os jovens do Instituto, que estavam nas primeiras fileiras, não economizaram as questões sobre a montagem do documentário, a mistura de cenas com os arquivos pessoais, entre outras curiosidades próprias de quem está iniciando na mesma área. Petra parabenizou a iniciativa dos meninos e ainda deu dicas de como realizar o trabalho.

Uma segunda exibição foi realizada, tamanho interesse do público que chegou atrasado para a primeira sessão. Quem perdeu o bate papo, pode conferir um pouco do que rolou por meio do vídeo.

Prêmio Memórias Inconsoláveis

O concurso é um convite para dançar com as nossas “memórias inconsoláveis”, para as quais não existe consolo, a não ser nas pequenas brechas da poesia. A Busca Vida Filmes, produtora do documentário, sugere que transformemos tais memórias em obras de arte.

Até o dia 31 de julho, eles vão receber nossos trabalhos, que podem ser em forma de música, vídeo, poema ou fotografia. O e-mail para envio é concursoelena@gmail.com.

Os melhores serão publicados no site do filme (elenafilme.com) e os vencedores serão conhecidos no dia 5 de agosto. O campeão em cada categoria ganhará uma câmera de vídeo HD. Veja o regulamento no site.

Índice

(346 artigos)