ELENA e as minhas histórias

por: Moisés Basílico – blog do Moisés Basílico – 12/5/2013

Uma história puxa a outra. Semana passada o filme documentário Elena foi lançado em S. Paulo. Ouvi de orelhada os comentários gerais do filme no rádio do carro. Li também a manchete na página cultural do jornal que leio diariamente. Depois minha filha Luanda comentou de passagem sobre o filme quando nos encontramos na piscina do Corinthians. Fiquei com o filme na cabeça.

Com uma leve ideia do seria o filme fui ao cinema assisti-lo, assim que apareceu a oportunidade. Conforme o documentário ia passando na tela, a história contada pela diretora Petra Costa foi se misturando com as minhas histórias.

Tem filme que tem essa capacidade de nos levar para dentro dele. Sempre fico em dúvida se é mérito do filme ou se é um mero acaso da história do filme se misturar com elementos da história de vida de quem está assistindo.

Depois de ver o filme descobri que a diretora Petra Costa tem a mesma idade da minha filha, ambas nasceram em julho de 1983, anos finais da ditadura civil/militar brasileira. As duas são filhas de famílias de militantes políticos que lutaram contra a ditadura. A história que Petra Costa narra no documentário ecoa como a voz de uma geração depois da minha.

O documentário é totalmente autobiográfico. A diretora não se furta em contar a sua história que é o desafio de encontrar um elo perdido de sua vida. Ao fazer o filme Petra Costa desvela um mito e se expõem publicamente, ou melhor, divide seu mito conosco.

O filme de Petra Costa nos fala de perdas e de faltas doloridas. Repor o que foi perdido e e preencher o espaço da falta é o desafio que o viver nos impõe. Se não conseguimos, só nos resta o suicídio.

O suicídio foi um tema filosófico muito forte para a juventude dos anos 70 e 80. A história de Elena é uma história que partilhei com vários amigos e que vivi intensamente com um grande amigo, o Fábio, que também se suicidou em fins dos anos 80 encerrando uma vida de grandes embates políticos, afetivos e existenciais.

Até hoje a perda e a falta do Fábio me questionam. Em qual esquina da vida meu amigo perdeu a esperança?

Índice

(346 artigos)