A história toda se torna tão pessoal que gera um incômodo

Por Danielle Cruz – 17/5/2013

“Achei triste e me tocou profundamente. Pensei em várias pessoas que passaram pela minha vida e em como é ruim perder alguém.” Em seu blog pessoal +magenta, Danielle Cruz publicou suas impressões sobre Elena. Veja o comentário completo abaixo:

image

Assisti: Elena – O Documentário

Sábado passado fui ao cinema assistir ao documentário Elena. Vocês devem ter visto o trailer pelo YouTube, eles estavam divulgando massivamente.

Quando vi o trailer, fiquei tocada. Elena é um documentário de Petra Costa. Petra é a irmã mais nova de Elena, uma jovem que sempre quis ser atriz e quando começava a despontar nos palcos aqui no Brasil, resolveu que queria mais. Foi para Nova Iorque estudar atuação e correr atrás do seu sonho de fazer cinema. Lá, descobriu uma depressão e alguns problemas psiquiátricos, que a fizeram voltar por um tempo. Depois, a mãe pegou a irmã (Petra, ainda bem pequenininha) e foi junto pra NY, pra Elena terminar os estudos, desta vez com a companhia da família.

Algum tempo depois, Elena se suicidou na casa em que moravam.

O documentário não é o que costumamos assistir no estilo. A narração de Petra é como uma carta à irmã. Ela conta a história dos pais delas, da infância de Elena e de como ela também se apaixonou pelo teatro, começou a ter sonhos com a irmã e resolveu contar sua história. Conta como foi pra ela perder a irmã que tanto admirava, vê-la sofrer com os problemas psiquiátricos e, por fim, desaparecer. Não é um documentário cheio de depoimentos e fatos reais, mas repleto de sentimentos que fazem a história toda se tornar tão pessoal que gera um incômodo.

Achei triste e me tocou profundamente. Pensei em várias pessoas que passaram pela minha vida e em como é ruim perder alguém. Pensei em todos os momentos que neglicenciei pessoas que amava pelas minhas dores, também (eu tive depressão por boa parte da juventude, fui diagnosticada erroneamente como bipolar e borderline, e graças a deus não preciso de remédios há alguns anos – mas isso é história pra outro post).

Recomendo que todos assistam. Elena já levou prêmios e entrou na programação de vários festivais pelo mundo. O filme entra essa semana no circuito dos cinemas das principais cidades do Brasil! Mais informações no site oficial.

Índice

(346 artigos)